Você sabe o que causa a surdez?

criança surda, libras, surdez, doença

Muitos erroneamente classificam a surdez como uma doença que afeta a saúde e assim como acham que a surdez também diminui a capacidade do célebro funcionar. Isto é um mito dos mais terríveis e que acabam prejudicando o surdo no relacionamento coom a sociedade de ouvintes.

Mas estamos aqui para isso: - ESCLARECER!

AS CAUSAS MAIS PROVÁVEIS: - Genética, doenças contraídas durante a gravidez, problemas no parto, vida desregrada durante a gravidez, problema de incompatiblidade saguìnea, problemas masculinos no ato sexual; doenças durante a fase de crescimento, por exemplo: gripes.

Fatores externos: Introdução de objetos pontiagudos, até mesmo cotonetes, extremos de temperatura, sonoridade excessiva e agressões físicas na área auditiva.

Como podem ler, são vários fatores que levam a surdez. A surdez é na verdade uma sequela de vários atos de violência causadas por despreparo e deaconhecimento do nosso corpo. Assim como a cegueira que é causada por diversos atos e não afeta o célebro, a surdez também a mesma conseqüência, o seja, a parte que julgo mais importante não é afetada diretamente.

MAS O QUE FAZER PARA EVITAR? : Como já coloquei acima, o mais importante é ter o conhecimento e aprofundar-se, para que possamos ter uma saúde melhor aos nossos progenitores. Mas para isso são necessários vários procedimentos e o mais importante é procurar um ginecologista antes de qualquer tipo de relacionamento, até mesmo um simples namoro sem maiores conseqüências.

Na minha humilde opinião todos, sem exceção, deveriam buscar informações que procurem evitar qualquer tipo de sequela ao recém-nascido. E aqui não estou só falando da surdez, mas de todas as doenças. Pois que vai pagar caro pelo nossos erros é o mais inocente; O BEBÊ. Por isso é de fundamental importância que se procure orientação médica. e como diz o dito popular: - ANTES PREVENIR DO QUE REMEDIAR.

ONDE PROCURAR?: No nosso caso, Santa Catarina, temos duas instituições que dão apoio aos pequenos: o IATEL - O Instituto de Audição e Terapia da Linguagem   e FCEE - Fundação Catarinense de Educação Especial, certamente, acredito que vá encontrar em seu município ou estado que possa orientar e auxiliar nas tratativas quanto ao seu estimado filho.