Criar um Site Grátis Fantástico
A Nossa Cultura

Assim como os ouvintes tem a cultura de acordo com a sua origem, nós também a possuímos. Engana-se que acha que o fato de conhecer a Língua de Sinais, esta apto em vivenciar o nosso cotidiano. Na verdade são dois mundos distintos: - A cultura do ouvinte e a cultura surda. Como para nós é normal e corriqueiro, para um ouvinte é estranho, "sobrenatural".

É impensável à um ouvinte, eu tomar satisfação, dizer o que eu penso a seu respeito e meia hora depois, volto a conversar com a pessoa como se nada tivesse acontecido. Ou seja, a pessoa sabe o que eu penso a respeito e ela aceita a minha opinião normalmente e por vezes, o ofendido chega a pedir desculpas.

É também inaceitável a um ouvinte, o fato de um erro, uma infração ou algo de que tenha vergonha seja colocado à público. Isso evidentemente se tal situação for verdadeira.

É normal entre nós, a chamada fofoca e tudo fica bem, após a inquirição junto ao fofoqueiro que certamente terá que desmentir em público.

Achamos que as pessoas são confiáveis e por isso merecem crédito! Entretanto, ao descobrir da quebra prepare-se para o pior.

Sabemos que somos discriminados, mas não damos importância e nem nos preocupamos com isso.

No reverso da medalha, não aceitamos um indivíduo mentiroso, falso e inconfiável!

Ficamos abismados, quando percebemos que as pessoas não dizem o que pensam! Para nós é uma atitude impensável e covarde!

Ficamos pasmos quando as pessoas brigam e cortam em definitivo a relação. No nosso pensar: - Não são amigos coisa nenhuma! Quem não tem defeitos? Quem não erra?

Ficamos abismados com tanta discriminação! Não aceitamos! Entendemos que cada escolhe o seu próprio caminho e não temos nada com isso.

E vem a pergunta: Quem está certo?

Não temos o chamado jogo de cintura, a maleabiidade. Para nós, isso cheira a podridão. Não aceitamos!

Somos assim francos e sinceros. - Expomos o que pensamos e o que queremos e pronto!

Viu? Conviver na comunidade surda, se é o que você deseja, terá que repensar os seus valores.

Porque os valores éticos e morais além da transparência são pontos fundamentais para a nossa comunidade.

E isso, nos atrapalha muito na convivência com a sociedade em geral. Por isso, somos um grupo a parte, excluídos na busca de nossos direitos, como eu já coloquei em diversas oportunidades, preceituados na Constituição Federal.

Em crônicas, vou relatar um espísodio que aconteceu comigo, quando era funcionário do Palácio do Governo!

Quem sabe assim, você entenda a nossa cultura e porque sou assim!