Na primeira reunião que ocorreu foi em minha residência, onde compareceram todos os membros de diretoria das Associações que formalmente aderiaram à Federação dando o aval à Federação quanto a organização do calendário para o quadriênio do meu mandato.
Ficou acertado que haveriam 04 datas anuais e que cada associação sediaria de acordo com o calendário. A responsabilidade da Federação, além da organização dos eventos, ficou responsável pelas premiações aos vencedores, o transporte de associações que porventura tivessem problemas financeiros para o devido deslocamento.
Fico definido também, que a Federação não iria cobrar qualquer tipo de valor que fosse e ainda, a renda auferida pela Associação anfitriã, ficaria com toda a renda, arcando com os custos dos eventos.
Outra questão definida, o presidente se necessário fosse, visitaria a Associação anfitriã para dar respaldo às reinvidicações junto às instituições públicas ou privadas visando dar o brilhantismo ao evento.
Deliberou-se também que seriam acrescentadas as modalidades de futebol suíço, a canastra com duplas mistas ou não e o dominó, juntando-se as já existentes: - Fustsal e o Volei feminino.
E assim resolvemos que a primeira data do evento seria no dia 18 de agosto (sábado) no aniversário do CSMSC - Círculo dos Surdos e Mudos de Santa Catarina.
Nâo vou detalhar, para não cansar. O evento, como o primeiro foi de uma grandiosidade que supreendeu à todos, inclusive à mim. O mais interessante é que a magnitude, normalmente dá algum tipo de problema e, no nosso caso, transcorreu na maior normalidade e tranquilidade para felicidade de todos.
No evento, compareceram várias autoridades estaduais e municipais. O público aproximado foi de mais 3.000 pessoas o Clube 06 de Janeiro ficou pequeno para tamanha turba. Há mais uma coisa: Não tínhamos segurança. Mas para que? Se o surdo é civilizado. Damos uma verdadeira aula de civilidade apenas com as nossas atitudes. Pois somos assim: Práticos!
Aconteceram outros tantos com tamanho sucesso e magnificiência. Assim em 1998 eu saí do cenário, ante uma série de problemas com relacionamento (que não quero aqui colocar. - é uma questão pessoal). Me afastei.
Saí, para não causar ainda mais dissabor, pois havia um grupo de Florianópolis e são José, que não desejavam a minha permanência a frente da Federação, pois a reeleição era iminente e esse grupo embora antagônicos, uniram-se contra mim e para não desagregar, tomei a decisão de sair.
O que sei é que depois de minha saída, a Federação começou a definhar e hoje está em uma fase de agonia.
Até onde vai eu não sei! O que eu sei e quero é lutar pelo espaço do surdo, principalmente na área educacional e no crescimento profissional. O que não acontece hoje em dia, infelizmente.