Criar uma Loja Virtual Grátis
O Personagem - Epílogo

Com o fim do meu período, muito embora fosse desejo da maioria a minha permanência da Federação, resolvi não continuar à frente do projeto.

Estava muito cansado e esgotado, aliando-se aí o desgate da relação familar, o problema de relacionamento com alguns membros, principalmente de Florianópolis e São José. Foi a gota d'água.

O desgaste mais profundo em tudo isso foi a falta de consideração e respeito. Haja que atuei e sacrifiquei boa parte de minha vida em favor de uma unidade da comunidade surda em detrimento a momentos com minha família. Me distancei de meus filhos e isto me custou muito caro. Hoje, muito embora, me tratem com deferência e respeito. Percebo nos olhos, a raiva por ter perdido parte da infância e adolescência deles. 

Tentei recuperar, pelo menos o carinho, mas em vão! Eles tem razão e eu também. Afinal, sou deficiente auditivo. Eu sei das mazelas a que passa um deficiente auditivo, a incompreensão da sociedade, a dificuldade de obter a convivência justa e harmoniosa com os ouvintes. 

E ainda assim, não fui muito bem entendido por alguns e principalmente pela minha família. E isso pesou em muito a minha decisão de não mais querer continuar a frente da Federação. 

E assim, tomei a atitute de renunciar a uma nova caminhada, passando o responsabilidade a outrem.

Daí para frente nada mais sei e por isso não tenho a habilidade de relatar o progresso da Federação. Seria leviano se assim o fizesse. Por isso o título: "O Personagem"

Quero ressaltar, o apoio que recebi de alguns amigos abnegados, a figura do Deputado Federal Valdir Collato, Ao Sr. Fernando Elias, que quando vereador encaminhou um projeto de lei, a nosso pedido e que foi aprovado por unânimidade, no que concerne a cota para surdos para integrarem o quadro da prefeitura municipal de São José e também da câmara de vereadores.

Os encaminhamentos que lograram êxito: O Fim da obrigatoriedade da oralização, admitindo-se o ensino pela LIBRAS, o passe livre aos surdos, e a obrigatoriedade da legenda em programas de televisão.

Muito embora, não estivesse à frente da Federação, continuo a trabalhar pela causa de nossa comunidade.

Tanto assim que no presente, estamos em tratativas juntamente com as Prefeituras de Floranópolis e de São José, encaminhando uma moção de nossas reinvidicações à esses poderes.