Criar um Site Grátis Fantástico
Uma idéia

Certa noite gélida e úmida com um vento que vinha do sul, nos ameaçava a cortar os ossos, eu andava rapidamente, saindo Palácio do Gvoerno, onde trabalhava. Na verdade, ia quase correndo, Brrrrr, Uau! que frio, lamentei!

Mas segui o meu, atravessei a praça XV, onde em tardes ensolaradas, vivia cheia e, hoje não tinha uma alma viva em lugar algum. Olhei de soslaio testemunhando a área totalmente deserta. Também, pudera, com esse frio! mas nem um pinguim se arriscaria ficar sentado nos bancos da praça. Continuei a minha caminhada, atravessei a rua indo em direção à Rua Felip Schmidt, hoje calçadão e outrora glamurosa havia fluxo de veículo. Respirei fundo, e instantaneamente veio à minha mente a minha infância, por onde meus pais atravessavam ligeiramente, indo em direção ao Miramar, onde ficava a estação de ônibus.

Suspirei e olhei em diração do antigo miramar, onde se vê apenas a fachada, daquele que um dia foi um restaurante de luxo. E nele havia um trapiche, onde por horas olhávamos para baixo observando o bailar dos pequenos peixes e os siris querendo pegá-los. Água límpida e sem poluição. Menei a cabeça e continuei adentrando a Felipe Schmidt, mas não fui longe. Absorto em devaneios, levei um susto ao ser abordado por um susto, o que acabei sendo alvo de brincadeiras de um grupo que estava próximo, encostado à frente do antigo Ponto Chic.

A maioria dos surdos, encontravam-se ali para compartilhar o acontecimento do dia. Refeito do susto, me aproximei do grupo e informei-os que eu não esta interessado em permanaecer ali, naquele frio. 

Ao me despedir, um surdo me perguntou: - Dacílio, porque não temos uma sede própria, porque não conseguimos um emprego, por que não temos uma escola só para surdos.

Eu respondi: - Junior, tu ouves? tu falas? não! Então meu amigo, para reinvidicar você tem que ouvir e falar! Porque a sociedade assim quer! Ela quer que você se adapte a ela e não ao contrário. entendeu!

Fui embora muito irritado, com a resposta que acabara de dar. Mas fazer o que? Ficar sentado na soleira e falar mal?

Ou levantar e partir para luta, E assim eu fiz!

Anos mais tarde "nascia" a Federação Desportiva dos Surdos de SC.