O Fugitivo

Essa aconteceu em 1.995, durante um evento em Joinville, aniversário da Associação dos Surdos de Joinville.

Eu era presidente da Federação e como sempre, coordenava todos os trabalhos da competição juntamente com a minha diretoria. Pois uma coisa que detesto é a desorganização.

Eu não um presidente que ficava sentando, observando e dando ordens. Não, esse não era e não é o meu perfil. Sou participante ativo, sabia e sei que se desejasse que tudo corresse bem, eu deveria estar presente, atuando e assim o fiz.

Pois como já coloquei anteriormente, os nossos torneios acontecem apenas em um dia e sempre aos sábados encerrando com um baile de confraternização e entrega de premiações.

Pois muito bem! - Nesse dia, em Joinville, cheguei pontualmente as 08:00 horas da manhã, organizando tudo, averiguando os detalhes para que tudo corresse bem. 

Ao fazer a avaliação eis que me surge um contra-tempo: - Estava faltando um árbitro para dar início o torneio de volei feminino. Rapidamente, mandei as equipes confrontantes entrarem em quadra. Fato interessante, todos se entreolharam, como se perguntassem; - Como? sem juiz? 

Eu antecipei ao pensamento; - Calma eu vou dar início até o árbitro chegar. E assim foi feito em conssonância das equipes envolvidas. Ao iniciar o segundo set, apareceu o árbitro que deu a sequência e assim me permitiu dar continuidade ao meu trabalho de gerenciamento ao evento.

Como de praxe, eu passo por todas as instalações que estejam acontecendo as competições para aferir a normalidade e assim, passe no ginásio onde estava acontecento o jogo entre a ADAF (Associação dos Deficientes Auditivos de Florianópolis) e a ASBLU (Associação de Surdos de Blumenau).

O jogo transcorria normalmente até que o goleiro, Rodrigo, da equipe da ADAF, bateu com a cabeça na trave superior e caiu desmaiado. Ao fazer os primeiros procedimentos e percebendo que havia a necessidade de levá-lo ao hospital. Eu imediatamente, fui diretamente ao Hospital São José, acompanhado pelo presidente da Associação de Joinville, Sr. Alírio, onde prontamente o jovem foi atendido e encaminhado para o devido atendimento.

Após algumas horas de angústia, o médico que o atendeu, disse que ele estava bem, mas que precisava ficar em observação até 24 horas e que nós poderíamos ir embora. Deixei com o plantonista o meu nº do celular e fui para o evento, mais tranquilo. Certamente e teria que ficar mais um dia, mas o que eu poderia fazer? Era a minha função.

Como tudo acabou bem e após o encerramento dos trabalhos, nos dirigimos ao clube que sediou o evento social.

Já lá dentro, ultimando os detalhes da festa, fui interrompido, por uma solicitação na recepção. Lá chegando, sem entender, observei algumas pessoas rindo e outras sérias e eu não sabia do que se tratava, mas a medida que eu ia em direção à portaria, observei uma roda e no meio dela o personagem que eu menos esperava: - O nosso "hosptalizado, somente com a roupa do hospital, sem nada por baixo. Imaginem o meu espanto com aquela situação.

Eu perguntei o que ele estava fazendo ali? O lugar dele era cama do hosptial.

Ele, muito cara de pau: - Não aguentei ficar muito tempo deitado, muito chato ficar sozinho.

Indaguei curioso: - Como chegaste até aqui?

Ele: - Não foi fácil, tive que me esconder atras da porta, andar devarzinho, correr até que consegui sair.

Eu: - Sim, mas de lá até aqui é longe.

Ele: - Eu pequei o onibus, uma pessoa ficou com pena e me ajudou.

Então vais voltar, a responsabilidade é minha. - Falei!

Ele: - Por favor não, estou bem, eu juro! Eu quero ficar.

Olhei muito sério e chamei o presidente da ADAF, o Sr. Geraldo. Orientei-o para ficar de olho a noite inteira se de houver algum problema, ele retorna para o hospital.

Encarei-o muito sério: - Não vai beber nada, nem refrigerante, só água. Entendeu bem?

Ele: - Sim... Sim.. Eu vou me comportar, "papai"

Não aguentei e dei muita gargalhada, no que fui acompanhado por todos..

Por muito tempo, o pessoal ficou zoando..

Olha, se não fosse perigoso, seria engraçado.

Foi um fato realmente, ao mesmo tempo preocupante e engraçado!