Responsabilidade é de quem?

De acordo com o nosso calendário, a realização do evento pertencia à SSSJ - Sociedade dos Surdos de São José. Assim deliberei que houvesse um reunião de trabalho com a diretoria e os representantes das associações que iriam participar. 

No dia da reunião programada, abri a pauta dos trabalhos e antes que pudesse dar seqüência, fui interrompido pelo presidente da SSSJ, que pediu a palavra e solicitou a dispensa da coordenação do evento. Tomando para si a responsabilidade de toda a organização, dispensando assim a nossa supervisão. Estupefactos ficaram todos os presentes com a tamanha falta de respeito e consideração e na avaliação de alguns: - desafio à autoridade máxima do estado.

Mas, como sou de boa paz e desejoso de manter a unidade de todos, liberei a determinação, permitindo que a SSSJ, organizasse o evento de sua data. E nada mais tendo a tratar, dei por encerrada a reunião.

No evento, que ocorreu em outubro de 1996, ocorriam as disputas do futsal na Abecelesc, em capoeiras, na capital de Santa Catarina. Em lá me apriximando, observei a movimentação cumprimetei a todos e perguntei pelo presidente; - O Walter? Onde se encontra? 

Por aí, foi a resposta.

Saí, rumo ao ginásio e lá observei que tudo transcorria normalmente. E como tudo estava sob controle, resolvi ir embora.

Ao percorrer a metade do trajeto em direção ao estacionamento, eis que fui abordado por uma das pessoas que estavam presentes me informando de uma gravidade: - Tem um rapaz desmaiado dentro do ginásio, na quadra.

Como assim? - Perguntei

Não sei, ele está desmaiado no meio da quadra e pediram para te chamar - Foi a resposta.

Indaquei: - O Walter, o presidente?

Ninguém consegue achá-lo. 

Boa essa, não é? Na hora do pepino ele some! Bem típico dele, fugir de responsabilidades, covarde! - Fiquei irritado!

Fui rápido ao ginásio e com auxílio de duas pessoas, acomodei-o no carro e o levei ao Hospital Florianópolis, no bairro Estreito.

Prontamente fui atendido e o mesmo foi encaminhado à emergência e lá permaneci até a alta dele.

Felizmente, nada acontecera, apenas um susto! Graça a Deus.

Mas aquela coisa da responsabilidade: Antes de tomares qualquer atitude, pense, analise e veja se vale apena a assumir o risco. Mas no caso do sr. presidente da SSSJ, isto não conta. O que conta é o status que o cargo lhe confere, exime-de de qualquer responsabilidade que lhe imponha situações embarçosas.

Assim, pense muito bem antes de assumir qualquer função: - Estude-se, examine-se e veja se está preparado para assumir os riscos e responsabilidades que são inerentes à função.