Criar uma Loja Virtual Grátis
Surgimento da primeira equipe de futebol

 

primeiro time de futebol de surdos de sc, jogo oficial de surdos, csmscQuando Francisco voltou para Florianópolis, em definitivo, tinha em mente a criação de uma associação que permitisse o convívio e o intercâmbio entre os surdos catarinense. O seu objetivo era permitir, também, criar condições que os mesmos tivessem participações efetivas em atividades educacionais, sociais e desportivas. Ao longo do tempo e paulatinamente, por etapas foi concretizando os seus projetos. Pois para implementar o que havia planejado, era necessário que houvesse público. 

Após um longo período, viajando pelo estado todo, indo à todos os recantos, por mais remoto que fosse, lá estava ele na busca de uma pessoa surda que precisasse de apoio e orientação.

Depois de muita luta e já com um número razoável de associados, passou para a última etapa que era o desporto. Iniciou com o futebol de campo. A princípio, com um grupo interessado, uns rachões com equipes de ouvintes. Evidentemente, saíam quase sempre derrotados. Todavia isso não importava, o que era importante era o entretenimento e a diversão e as risadas que saboreavam após as partidas. Uns eram alvos de brincadeiras (disso eu vou falar mais tarde em uma de minhas crônicas). Interessante observar, que nesse período jamais laguém se machucou gravemente. Havia, claro, alguns machucados porém sem grandes preocupações.

Resolveu-se formar uma equipe de futebol oficial e aconteceu: - Nascia em 1960, a primeira equipe de futebol de campo dos surdos. E para comemorar o fato, foi realizado no dia 06 de agosto de 1960 um jogo oficial com a participação da equipe que representava a Associação dos Surdos de Curitiba, nas instalações da Escola de Aprendizes de Marinheiro, no Bairro Jardim Atlântico, cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina.

O resultado foi a derrota da CSMSC pelo placar de 6X4. Isso era o que menos importava, mas o feito histórico. Sim isso era e é importante e foi comemrado na festa do 5º aniversário do CSMSC (Círculo dos Surdos e Mudos de Santa Catarina).

Como eu a época possuia cinco anos e nome dos surdos, para nosso entendimento, eram por sinais fico devendo o nome dos personagens desse feito histório. Entretanto, prometo buscar essas informações e resgatar parte dessa história.