Páscoa

páscoa, coelhos, ovos, presente, celebração, retiro´

Hoje é páscoa, dia de entregar presentes, de preferência, ovos ou cestas. 

Dia para confraternizar, brincar, churrasquear, enfim divertir-se com os mais chegados. Mas, esse delírio todo é momentâneo e de extravazar as nossas angústias, de expulsar o que nos causa repulsa que suportamos no nosso dia a dia. É o chefe incompetente, é o funcionário relapso, é alguém que fica nos devendo, é as contas que são intermináveis. Ou seja, são momentos que nos permitem enebriar, nos enganar, anestesiar,criando fantasias, viajando pelo espaço etéreo. Ah! se pudesse ser eterno! Não pensamos no dia de amanhã, onde a verdadeira crua e dura realidade nos impõe, nos castiga! Que esse amanhã nunca chegasse. Que tivéssemos o poder de parar o tempo, quem dera!

Esquecemos por vezes que esse momento, além da fantasia, é também, um momento de reflexão, de introspecção, de autocrítica. Momentos de perceber a verdadeira motivação da páscoa. É querer sim, estar junto aos nossos entes queridos, mas estravazar o sentimento puro de compaixão, de solidariedade, de respeito mútuo. Momentos que servem para perdoar e sermos perdoados. 

Francisco de Assis, tem um poema que acho, sinceramente, o mais puro e mais singelo que já li, e a frase final desse poema eu costumo praticar e falar dele sempre: - É MORRENDO QUE VIVE PARA VIDA ETERNA".

Pois, sabemos que a nossa vida é uma passagem curta, muito efêmera e que o fator espiritualidade é o mais importante. Pois popularmente é dito: - "Que desta vida nada se leva". É uma grande verdade, mas deixa-se para trás a nossa passagem, seja ela ruim ou boa.

Por isso, nesta páscoa dê um grande abraço aos entes queridos e estimados e divirta-se muito. E, amanhã quem sabe, você esbarre com alguém que não goste ou nutre simpatia. Olhe bem nos fundos dos olhos dela e dia: - Eu te perdôo e quero que você seja feliz, finalmente lhe dê um sorriso. A grandeza está exatamente aí: - Saber perdoar, saber amar, saber renunciar, saber dizer com franqueza; eu te amo! É com certeza o engradecimento e a força de quem é humilde e de coração puro. Este com certeza, Deus habitará para sempre. 

Eu costumo dizer: - O verdadeiro presente não é o material, mas o que vem de dentro da alma. Aquele em que você diz; Puxa como é bom te abraçar, estar aqui presente. És uma dádiva de Deus. É amar e sentir-se amado.

Por isso, desejo à todos vocês uma Feliz Páscoa e um dia de grande alegria. Certamente o amanhã de todos será brilhante!

Abaixo a Oração-poema de São Francisco de Assis

Senho fazei de mim o instrumento de Vossa paz

Onde houver ódio
Que eu leve o amor

Onde houver ofensas
Que eu leve o perdão

Onde houver discórdia
Que eu leve a união

Onde houver trevas
Que eu leve a luz

Onde houver erro
Que eu leve a verdade

Onde houver desespero
Que eu leve a esperança

Onde houver tristeza
Que eu leve alegria

Onde houver dúvidas
Que eu leve a fé

Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para vida eterna.