Criar uma Loja Virtual Grátis
Enade 2012: Veja a lista dos melhores cursos de...

Enade 2012: Veja a lista dos melhores cursos de direito do país


atualizado | 06-12-2013 | 17:47:15 | JornaldoSurdo



O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta sexta-feira (6) a tabela com os dados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e do IGC (Índice Geral de Cursos) das instituições de educação superior avaliadas no ano de 2012.

A partir desses dados, o UOL listou os 28 cursos de direito que receberam a nota máxima (5) no CPC (faixa), um indicador que considera o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional dos Estudantes), a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura, entre outros pontos.

O CPC, assim como o ICG (a nota das instituições de ensino), varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados considerados ruins, 3 satisfatório e 4 e 5 bons. A nota de cada curso ou instituição pode ser consultada no e-MEC.

Na tabela abaixo, estão apenas as instituições que tiraram 5 no CPC (faixa). Esse conceito reúne as notas detalhadas dos cursos (chamado de CPC contínuo) entre 3,95 e 5.

VEJA AS MELHORES EM DIREITO

Curso Nome Rede UF Cidade CPC (contínuo) CPC (faixa)
DIREITO FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO (FIPA) Privada SP CATANDUVA 4,18 5
DIREITO UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Privada SP SANTOS 4,15 5
DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) Pública MG JUIZ DE FORA 4,15 5
DIREITO UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) Privada SP BAURU 4,14 5
DIREITO FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE (FIAETPP) Privada SP RESIDENTE PRUDENTE 4,14 5
DIREITO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) Pública SP MARECHAL CANDIDO RONDON 4,08 5
DIREITO FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL) Privada SP JABOTICABAL 4,04 5
DIREITO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA Privada SP ITAPEVA 4,03 5
DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU Privada PR UNIAO DA VITORIA 3,98 5
DIREITO UNIGRAN Privada MS OURADOS 3,97 5

O MEC avaliou neste ano 8.184 cursos de ensino superior, divididos em dez carreiras de bacharelado e seis tecnológicas. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social.

Desses, 12,9% foram considerados de qualidade insatisfatória e tiveram CPC (Conceito Preliminar do Curso) abaixo de 3 --nota mínima exigida pelo órgão.

Os cursos com nota insatisfatória passam por supervisão do MEC. Aqueles que, após a supervisão, repetem o desempenho ruim na segunda avaliação têm seus vestibulares suspensos.

ENTENDA

O que é IGC?
O IGC (Índice Geral de Cursos) é uma indicador que avalia a qualidade do ensino de uma universidade, centro universitário ou faculdade. Ele varia de 1 a 5. Para o cálculo, é levado em conta a qualidade de todos os cursos da instituição
O que é CPC?
O CPC (Conceito Preliminar do Curso) é a "nota" do curso e leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura. Assim como o IGC, ele varia de 1 a 5

com o Uol