Em e-mail, ex-presidente da Alstom recomenda uso..

Em e-mail, ex-presidente da Alstom recomenda uso de lobista.


atualizado | 24-10-2013 | 11:40:32 | JornaldoSurdo



José Luiz Alquéres diz que tinha "bom relacionamento" com governantes. Tucanos negam irregularidades.

A OLHOS VISTOS - O laudo feito pela Polícia Federal sobre a evolução patrimonial de Jorge Fagali Neto, ex-secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, mostra que sua movimentação financeira não era compatível com o que ele recebia de salário

Mensagem de ex-presidente da Alstom no Brasil é novo indício de corrupção, segundo promotores que investigam fraudes em contratos metroferroviários de SP (Fernando Cavalcanti)

Documentos enviados pela Procuradoria da Suíça ao Brasil há vinte dias reforçam, segundo investigadores do caso Alstom, suspeitas de corrupção e pagamento de propina em contratos da multinacional francesa no setor de transportes públicos em São Paulo. Em e-mail de 18 de novembro de 2004, o então presidente da Alstom no Brasil, engenheiro José Luiz Alquéres, "recomenda enfaticamente" a diretores da empresa que utilizem os serviços do consultor Arthur Gomes Teixeira, apontado pelo Ministério Público como lobista e pagador de propinas a servidores de estatais do setor metroferroviário do governo paulista, entre 1998 e 2003.

Alquéres, que não está mais no comando da Alstom, destaca o "bom relacionamento" com governantes paulistas. Teixeira, segundo as investigações em curso, era o elo da multinacional com estatais do setor de transporte público de massa. "Temos um longo histórico de cooperação com as autoridades do estado de São Paulo, onde fica localizada nossa planta", escreveu o executivo na mensagem. "O novo prefeito recém-eleito participa das negociações que vão nos permitir a reabertura da Mafersa como Alstom Lapa. O atual governador também participa."

Na época, o ex-governador José Serra (PSDB) acabara de vencer o pleito municipal e o Palácio dos Bandeirantes estava sob gestão do também tucano Geraldo Alckmin. A unidade Alstom Lapa claudicava, em 2004. Com uma carteira minguada de contratos públicos e reduzidos investimentos, aquele setor da empresa  esteve na iminência de fechar as portas.

Ao pedir empenho a seus comandados, Alquéres assinala a importância de conquistar novos contratos com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Cita vagamente quatro empreendimentos das estatais. "Tais projetos representam um total de cerca de 250 milhões de euros", observa. "Nesse período de mudanças sofremos duas grandes derrotas em leilões públicos, coisa que não ocorria há anos. Mas ainda podemos ter sucesso nos quatro projetos que o estado de São Paulo vai negociar ou leiloar nas próximas semanas."

O então presidente da Alstom cita os "amigos políticos do governo" e diz confiar na recuperação da empresa. "O processo está avançando, começo a receber mensagens de parceiros em potencial, e, principalmente, dos amigos políticos do governo que apoiei pessoalmente. A Alstom deve estar presente, como no passado."

Um dos projetos que Alquéres mirava foi conquistado por um consórcio liderado pela Alstom, em 2005 - aditamento a um contrato firmado originalmente em 1995, no valor de 223,5 milhões de reais, que resultou na compra de doze trens para a CPTM. O negócio tornou-se alvo de ação por improbidade movida pela promotoria de São Paulo, que identificou "grave irregularidade no sexto aditamento, verdadeira fraude à licitação e desvirtuamento total do contrato inicial". A investigação mostrou aumento de 73,69% no valor da compra.

Outro lado - A Alstom informou que desde a sua instalação no Brasil, há quase 60 anos, "mantém relacionamento com autoridades públicas, pautado na ética e no respeito mútuo". Em 1997, a Alstom adquiriu as instalações da Mafersa e reabriu a fábrica no bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, tornando-se então a única indústria brasileira a fabricar novamente carros ferroviários de passageiros no país. "Não houve nenhuma participação pública ou qualquer tipo de incentivo externo nesse investimento e durante a sua operação", diz a multinacional.

Segundo a empresa, de 2002 a 2005, a Alstom Lapa foi ampliada para atender a concorrências internacionais de exportação para os metrôs de Santiago, no Chile, Buenos Aires e Nova York e trens de passageiros para New Jersey (EUA). "A prefeitura de São Paulo nunca foi cliente de material ferroviário da Alstom", disse a multinacional.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) informou, por sua assessoria de imprensa, que conhece o executivo José Alquéres "na condição de presidente de uma multinacional com atuação no estado de São Paulo". Afirma que os contatos mantidos com o engenheiro e com a multinacional, como numa visita à fábrica da Alstom em 2005, tiveram como objetivo, "assim como o de todas as suas ações na vida pública", "preservar ou ampliar empregos e trazer desenvolvimento para a população de São Paulo".

A assessoria de Alckmin enviou à reportagem, por e-mail, uma foto em que aparecem Alckmin, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o engenheiro Luiz Alquéres. "Comprova o caráter público do evento, que marcou os cinquenta anos de atuação da empresa no Brasil", disse o governo paulista.

O ex-governador José Serra (PSDB) disse que não se recorda de ter sido procurado por Alquéres na condição de presidente da Alstom: "Eu o conheço, foi presidente da Associação Comercial do Rio, foi presidente da Light, um profissional de prestígio na engenharia. Notável executivo. Nunca tratei com ele como integrante de empresa privada".

Serra ponderou que a citação de Alquéres sobre a Mafersa "não bate". "O que eu soube dessa incorporação (Alstom/Mafersa) é que ela se deu muito antes do e-mail [de Alquéres], nos anos 1990."

Serra disse que a prefeitura paulistana não faz compra de trens. Ele é categórico: "Não poderia ter nenhum tipo de relação [sua gestão no município e a Alstom]. Mas quero destacar que se tivesse sido procurado para ajudar a reativar uma empresa eu daria todo o apoio para estimular. Traz arrecadação e geração de empregos. Bom para todo mundo. Sempre me angustiei com a indústria pesada, esvaziada com as importações, com crise. Qualquer governador recebe empresas para geração de ICMS, tem a guerra fiscal".


com Estado Conteúdo e a Veja