Vendas no varejo sobem 0,9% em agosto, segundo ...

Vendas no varejo sobem 0,9% em agosto, segundo IBGE.


atualizado | 15-10-2013 | 11:24:38 | JornaldoSurdo



As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 0,9% em agosto na comparação com o mês de julho e registraram elevação de 6,2% em relação a agosto de 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (15).

Analistas ouvidos pela agência de notícias Reuters previam que as vendas varejistas teriam queda de 0,1% na comparação mensal, segundo a mediana de 29 estimativas, que variaram de queda de 0,9% a alta de 0,8%.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a expectativa era de alta de 4,6%, de acordo com a mediana de 29 estimativas, que variaram de 2,5% a 5,9%.

O resultado mensal de julho foi revisado para cima, de uma alta de 1,9% divulgada anteriormente, para 2,1%.

Em agosto, oito das dez atividades pesquisadas tiveram resultados positivos na comparação mensal. Os principais destaques foram: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com crescimento de 7,6%; e veículos e motos, partes e peças; com alta de 2,6%.

Na ponta oposta, houve recuo em combustíveis e lubrificantes; além de tecidos, vestuário e calçados.

Na comparação anual, ainda segundo o IBGE, registraram crescimento nove atividades. Na ponta oposta, apenas o grupo livros, jornais, revistas e papelaria teve redução, com queda de 0,2%.


Com Reuters