BC sobe taxa básica de juros para 9,5%, na 5ª ...

BC sobe taxa básica de juros para 9,5%, na quinta alta seguida.


atualizado | 09-10-2013 | 20:25:45 | JornaldoSurdo



O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo para 9,5% ao ano (estava em 9%). É a quinta reunião seguida do Copom em que os juros aumentam. A decisão foi unânime.

"O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano", informou o Copom em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), repetindo a nota divulgada nas três reuniões anteriores.

Com essa decisão, a poupança continua rendendo como antigamente: 6,17% ao ano mais a TR. No ano passado, com a queda de juros, o governo definiu que a regra de remuneração da poupança muda sempre que os juros básicos da economia estiverem iguais ou inferiores a 8,5% ao ano.

A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação, ou estimular a economia. Analistas já esperavam uma alta da taxa de juros para combater a inflação, que tem preocupado o governo. 

Quando os juros sobem, as pessoas tendem a gastar menos e isso faz o preço das mercadorias cair, controlando a inflação, em tese. Por outro lado, juros altos seguram a economia e fazem o PIB (Produto Interno Bruto) ficar baixo.


com Agências