Criar uma Loja Virtual Grátis
Valcke retorna ao Brasil na reta final das obras..

Valcke retorna ao Brasil na reta final das obras nas arenas


atualizado | 07-10-2013 | 10:47:52 | JornaldoSurdo



 

Cartola visitará Cuiabá, onde licitação suspeita pode atrasar entrega de estádio

As obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, em setembro de 2013

As obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, em setembro de 2013 (Divulgação)

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, inicia nesta segunda-feira mais uma série de vistorias aos estádios da Copa do Mundo de 2014 - e o retorno ao país pode fazer o francês voltar a se irritar com os anfitriões do evento. O cartola desembarca no Brasil num momento delicado, em que algumas das arenas ainda não entregues enfrentam problemas. Por causa disso, existe o risco real de que nem todas fiquem prontas até dezembro, prazo que a Fifa considera inegociável - a entidade diz que os estádios que forem entregues até a virada do ano podem ser excluídos da competição.

A Arena Pantanal, em Cuiabá, que Valcke visita na terça-feira, teve a licitação para a compra de suas 44.000 cadeiras suspensa em função de uma suspeita de superfaturamento. Um novo processo terá de ser feito. Com isso, há risco de atraso na instalação dos assentos, apesar de o Comitê Organizador Local (COL) afirmar que confia no cumprimento dos prazos. Mas um sinal claro da preocupação de Valcke com Cuiabá é o agendamento de uma reunião com o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, e com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, para a tarde desta segunda, antes mesmo da ida ao futuro estádio.

Antes, na manhã desta segunda, o cartola estará em Porto Alegre, onde deve vistoriar as obras de reforma do Beira-Rio e se encontrar com autoridades locais. Nas visitas a Porto Alegre e Cuiabá, Valcke será acompanhado por Ronaldo e Bebeto, integrantes do COL, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Além do impasse em Cuiabá, outra dor de cabeça que a Fifa não esperava é a paralisação das obras da Arena da Baixada, em Curitiba, por descumprimento de normas de segurança do trabalho. Jérôme Valcke encerra sua viagem ao Brasil no Rio, onde participa de uma reunião do COL.


com Estadão Conteúdo