Criar um Site Grátis Fantástico
Economistas elevam projeção para Selic em 2013

Economistas elevam projeção para Selic em 2013 a 9,5%


atualizado | 26-08-2013 | 11:20:26 | JornaldoSurdo


Pesquisa Focus prevê ainda PIB menor e inflação maior este ano

Colheitadeira em lavoura de soja em uma fazenda de Sorriso, Mato Grosso, município que se destaca no mapa do PIB do IBGE

Projeção do PIB brasileiro foi ajustada para 2,20% (Tiago Queiroz/Agência Estado)

Economistas de instituições financeiras mantiveram a perspectiva de que a Selic terá alta de 0,5 ponto percentual nesta semana, mas elevaram a projeção para a taxa básica de juros ao final deste ano para 9,50%, ante 9,25% anteriormente, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne na terça e quarta-feira desta semana para definir o novo patamar da Selic, atualmente em 8,5% ao ano. A maioria das apostas no mercado é de nova alta de 0,5 ponto percentual, para 9,0% nesta semana.

Apesar de preverem um aperto monetário maior, os economistas também elevaram a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, em 2013 a 5,80%, ante 5,74% anteriormente.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, a projeção foi ajustada a 2,20%, ante 2,21%. Na sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o resultado do PIB do segundo trimestre.

Dólar — Também no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, os economistas elevaram pela terceira semana seguida a expectativa para o dólar no final deste ano, para 2,32 reais, ante 2,30 reais anteriormente.


com a Agência Reuters