Criar uma Loja Virtual Grátis
Lançamentos de produtos impulsionam aumento do ...

Lançamentos de produtos impulsionam aumento do consumo no Nordeste.


 

atualizado | 23-08-2013 | 11:09:46 | JornaldoSurdo


SÃO PAULO - No último ano, o consumo na região Nordeste cresceu bem acima da média nacional. Enquanto o consumo geral do País reduziu 0,5%, a região apresentou aumento de 2,4%. Nenhuma região bateu o desempenho nordestino. É o que revela de uma pesquisa da Nielsen.

O consumo na região vem aumentando nos últimos anos e a principal contribuinte é a classe média nordestina, que teve um aumento de 71% no consumo em 2012. Ainda segundo a pesquisa, tal crescimento acima da média está relacionado ao lançamento de produtos na região, que representa 48% de todos realizados no Brasil nos últimos 12 meses.

Os dados apontam ainda que os lançamentos de produtos e serviços ajudam a movimentar o consumo da região - mais que em outras do Brasil. Cerca de 30% dos nordestinos preferem comprar novidades, enquanto a média brasileira é de 26%.

“Quando falamos de consumidores de grandes redes no Nordeste, 45% deles também estão mais propensos a experimentar novidades, gastando em média R$ 48,60 por compra, valor 30% maior que a média da região”, avalia a analista de mercado da Nielsen, Luciana Ignez.

Para a analista, os novos itens colocados à disposição dos consumidores nordestinos exercem papel importante no desempenho dos segmentos avaliados pela Nielsen. No último semestre de 2012 e no primeiro deste ano, nas grandes redes varejistas, 53% do crescimento em faturamento dos segmentos da região se deve às novidades. Apesar dos números altos, a indústria ainda tem muito espaço a explorar.

Entretanto, ainda de acordo com a executiva, há oportunidades para melhorar a performance das novidades na região com assertividade na distribuição, planos adequados a cada tipo de categoria e posicionamento de preços.


com Infomoney