Vai comprar presentes na internet? Veja 10 dicas para não cair em golpes
atualizada | 24-12-2013 | 21:42:14 | JornaldoSurdo
ÃO PAULO - Cada vez mais brasileiros fazem compras pela internet. Um estudo divulgado pela Zoom mostra que 78% optam pelo e-commerce por encontrar melhores preços do que em lojas físicas.
Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o Natal de 2013 deve movimentar R$ 3,76 bilhões somente nas lojas virtuais - crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.
A facilidade na compra, no entanto, pode estar acompanhada de golpes contra o consumidor, como clonagem do cartão de crédito e roubo de identidade. Pensando nisso, a empresa de segurança na internet, TrusSign, elaborou 10 dicas que podem livrar o consumidor de futuros golpes. Confira:
1. Certifique-se que o site no qual está é o mesmo que digitou na barra de endereços do seu navegador, isso é, não clique em links que redirecionam para outros endereços.
2. É importante ler a política de privacidade, além da entrega, troca e devolução que a loja oferece.
3. Antes de efetuar a compra, verifique se o site oferece dados de contato legítimos, como CNPJ, telefone e e-mail. Caso você não encontre no site, é possível obter informações por meio do www.registro.br.
4. Faça pesquisas sobre o site no qual deseja realizar sua compra e procure opiniões de pessoas que já comparam nele.
5. Pesquise no site da Receita Federal o CNPJ da empresa, para conferir a razão social, endereço, atividade da empresa, validade do CNPJ e data de abertura.
6. Preste atenção nos meios de pagamento disponíveis. Sites confiáveis geralmente apresentam transações com cartão de crédito, além de boleto eletrônico e transferência eletrônica.
7. Ao efetuar a compra, verifique se a área que está é restrita e segura. Isso é possível identificar por meio da barra de endereços, que muda de “http://” para “https://”. Observe também no lado direito inferior da tela a imagem de um cadeado de segurança, clique sobre ele duas vezes e será aberta uma tela, na qual é possível conferir o nome da empresa e a validade do certificado (que deve estar no prazo). Lembre-se de que os certificados de segurança garantem que o site é autêntico e que as informações trocadas por meio dele são criptografadas.
8. Desconfie de empresas que oferecem atendimento exclusivamente por chats e outros e que oferecem preços “milagrosos”.
9. Identifique se existem selos na página com descrições como “site seguro”, “internet segura” e outros. Esses selos são fáceis de serem clonados e uma forma fácil de saber é clicar sobre ele. Se nenhuma janela de validação aparecer, o selo pode ser clonado. Caso apareça a janela de validação, confirme as informações indo até o site que gerencia esse selo e verificando mais itens.
10. Esclareça todas as suas dúvidas diretamente com serviço de atendimento ao consumidor da empresa.
com Infomoney