Número de parcelamentos recuou pela primeira vez..

Número de parcelamentos recuou pela primeira vez desde março.


atualizado | 10-12-2013 | 19:58:08 | JornaldoSurdo



SÃO PAULO - O número de brasileiros que estão com algum tipo de parcelamento reduziu em outubro. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ, o indicador passou de 41% para 38%, entre outubro deste ano e outubro do ano passado. Trata-se da primeira queda desde março deste ano.

O economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, explica que as principais razões para o movimento são a prioridade dada pelo consumidor a compromissos assumidos anteriormente e o aumento de alíquotas fiscais que haviam sido reduzidas pelo governo.

Entre os consumidores que estão com algum tipo de parcelamento, 60% disseram que estão com carnês e 38% com cartão de crédito. Os entrevistados citaram ainda empréstimo bancário (6%), empréstimo em financeira (5%), entre outros.

Os itens mais parcelados são artigos de vestuário e eletrodomésticos, com 25%, eletrônicos (14%) e móveis e veículos (ambos com 13% de adesão).

Orçamento
Em relação ao orçamento familiar, 50% dos brasileiros disseram que o rendimento do mês seria o suficiente para o pagamento de todas as despesas. Já 27% disseram que iria sobrar e 22% não teriam dinheiro suficiente para honrar todos os compromissos.

Entre os brasileiros que disseram que iria sobrar dinheiro no final do mês, 35% declararam que vai poupar para gastar no futuro. Poupar para gastar com alimentação é a escolha de 27% dos entrevistados com alguma, em função do impacto recente dos preços do grupo sobre as despesas das famílias, enquanto 19% pretendem guardar o recurso para o caso de alguma necessidade futura.


com Infomoney