Mais da metade dos que 'limpam' nome voltam à inadimplência depois de 1 ano.
atualizado | 01-10-2013 | 14:25:27 | JornaldoSurdo
SÃO PAULO - Mais de 56% dos consumidores que saíram do banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) voltaram a se tornar inadimplentes após um ano, informou um levantamento da administradora Boa Vista Serviços, que analisou as exclusões e inclusões no SCPC de setembro de 2011 até maio de 2013.
Além disso, 3 em cada 10 consumidores voltam à condição de inadimplência três meses depois de "limparem o seu nome". Segundo o estudo, isso ocorre, principalmente, pela falta de um planejamento financeiro mais rigoroso.
"Se a reincidência ocorreu porque o consumidor fez uma renegociação que não coube no seu orçamento, ou decorreu de compras por impulso ou ainda por algum imprevisto no trabalho, em qualquer uma dessas circunstâncias, lidar com crédito e consumo de uma forma mais planejada é a melhor maneira para prevenir a inadimplência", sugere a Boa Vista Serviços.
Por isso, a administradora lembra que o equilíbrio do orçamento doméstico vai muito além de cortar gastos e economizar. Uma dica para não voltar à inadimplência é somar os ganhos e subtrair as despesas. "Veja o saldo e busque todos os meses gerar um resultado positivo, ou ao menos equilibrar os ganhos e os gastos", orientou.
com Uol