Criar um Site Grátis Fantástico
De Moscou, Snowden discursa sobre 'fim da ...

De Moscou, Snowden discursa sobre 'fim da privacidade'


atualizada | 25-12-2013 | 19:24:10 | JornaldoSurdo



Declarações do ex-analista da NSA foram feitas em vídeo de dois minutos transmitido por televisão britânica

Edward Snowden: "Privacidade é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser"

Edward Snowden: "Privacidade é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser" (REUTERS/Ewen MacAskill/The Guardian)

Aproveitar o Natal para deixar mensagens e dar lições sobre a vida não é um privilégio apenas de personalidades como o papa Francisco. O ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, em inglês), Edward Snowden, que há seis meses delatou o programa de espionagem global dos Estados Unidos, também quis dar a sua contribuição natalina. Em um vídeo transmitido pela televisão britânica nesta quarta-feira, ele alertou para os perigos da perda de privacidade.

No vídeo de dois minutos, que foi gravado em Moscou — ele recebeu asilo temporário de um ano da Rússia, não exatamente um modelo de respeito aos direitos do cidadão —, Snowden falou sobre as preocupações com a vigilância em uma época de grande avanço tecnológico. "Nós temos sensores em nossos bolsos que nos acompanham em todos os lugares que vamos. Pense sobre o que isso significa para a privacidade de uma pessoa comum."

"Uma criança que nasce hoje irá crescer sem nenhum conceito de privacidade", disse Snowden. "Ela nunca vai saber o que significa ter um momento privado para si mesma, um pensamento não analisado, não registrado. E isso é um problema, porque a privacidade importa, a privacidade é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser."

A "Mensagem de Natal Alternativa", transmitida anualmente no canal 4 de televisão da Grã-Bretanha desde 1993, imita o formato da mensagem anual endereçada à nação pela Rainha Elizabeth. Participantes anteriores incluíram o então presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em 2008, e as personagens de desenhos animados populares Marge e Lisa Simpson, em 2004.


com a Agência Reuters