Economistas projetam contração de 0,2% do PIB no..

Economistas projetam contração de 0,2% do PIB no 3º tri.


atualizado | 02-12-2013 | 10:38:24 | JornaldoSurdo



É o que mostra pesquisa Reuters com 40 analistas. Já relatório Focus indica que mercado financeiro manteve previsão de crescimento no ano em 2,5%

Trabalhador em fábrica de carros

PIB do terceiro trimestre será divulgado nesta terça-feira (Thomas Kienzle/AFP)

Pesquisa semanal Focus revelada pelo Banco Central um dia antes da divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do resultado da economia brasileira no terceiro trimestre do ano informa que os analistas do mercado financeiro mantiveram sua projeção de alta de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013. Já pesquisa Reuters realizada com 40 economistas aponta expectativa de contração de 0,2% da economia entre julho e setembro, em comparação ao trimestre anterior. Se confirmado, esse será o pior resultado trimestral desde o começo de 2009, em um sinal de que o crescimento recente sustentado em estímulos do governo se esgotou.  

O levantamento do BC informa ainda que o mercado projeta, para 2014, expansão do PIB de 2,11%, ante 2,10% registrados na semana passada.

Juros - Nesta semana sairá também a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada, quando a equipe aumentou em 0,5 ponto porcentual a taxa básica de juros, Selic, a 10% ao ano. O Comitê também deixou em aberto seus próximos passos sobre a política monetária, levando alguns especialistas a entender que o BC pode se pautar mais pelo comportamento da atividade econômica na próxima reunião. Mesmo assim, os economistas ouvidos pelo BC para o Focus, mantiveram sua expectativa para a Selic em 2014 a 10,50%. As cinco instituições financeiras que mais acertam no Focus, o Top 5, acreditam em um aperto monetário maior no ano que vem, de Selic a 11%. 

Com relação à inflação, os economistas ouvidos pelo BC baixaram de 5,82% (na semana passada) para 5,81% a estimativa para a inflação neste ano. Para 2014, a projeção é de um Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) a 5,92%, o mesmo da pesquisa anterior. Os dados do IPCA de novembro serão divulgados na próxima sexta-feira. 


com agência Reuters