Governo acena com prorrogação do IPI menor para carro zero.
atualizado | 17-10-2013 | 13:35:57 | JornaldoSurdo
O governo federal acenou com a possibilidade de prorrogar a redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros novos até 2014. O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, disse nesta quinta-feira (17) que "é muito provável" que o governo atenda o pedido das montadoras de estender a validade das cotas atuais até março do próximo ano.
"A decisão é do Ministério da Fazenda, mas eu acredito que [o IPI com alíquota reduzida] deve ser prorrogado. Depende do governo ter atingido as metas fiscais, mas é muito provável. De qualquer forma, o ministro [da Fazenda] Guido [Mantega] informará a decisão a tempo", afirmou Pimentel.
Pimentel esteve em Goiás para a cerimônia de ampliação da fábrica do grupo Hyundai-Caoa, que passou a montar o utilitário esportivo ix35 no país. O investimento é de R$ 600 milhões e o espaço construído da fábrica passou de 144 mil m² para 174 mil m². A unidade terá capacidade para entregar 24 mil unidades do SUV por ano.
A operação com áreas de soldagem, pintura e de testes é semelhante à do Tucson, que é montado na unidade com peças importadas da Coreia do Sul -- processo conhecido como CKD ("Completely Knock-Down" na sigla em inglês).
com o Uol