Criar um Site Grátis Fantástico
Dólar cai a R$ 2,20 e bolsas sobem após comunicado

Dólar cai a R$ 2,20 e bolsas sobem após comunicado do BC dos EUA.


atualizado | 18-09-2013 | 16:52:41 | JornaldoSurdo



Fed decidiu não retirar os estímulos neste mês, surpreendendo o mercado

Corretores da Bolsa de Nova York observam a  queda do índice Dow Jones em meio a incerteza política na Grécia

Dow Jones: bolsas avançam após anúncio do Federal Reserve (Justin Lane/EFE)

A decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de manter a política de compra de ativos de 85 bilhões de dólares mensais fez com que o dólar se desvalorizasse ante as demais moedas na tarde desta quarta-feira. No Brasil, a moeda americana caía 2,58% às 15h45, cotada a 2,20 reais, menos de uma hora após a divulgação do comunicado da autoridade monetária americana.

Nos Estados Unidos, as bolsas subiram rapidamente após a inesperada decisão. Por volta de 15h45, o índice Dow Jones avançava 0,81% a 15.655 pontos, enquanto o S&P marcava 1.720 pontos (0,90%) e a Nasdaq subia 0,73% (3.773 pontos). No mesmo horário o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, marcava alta de 1,18%, a 54.910 pontos.

A decisão provoca forte oscilação no mercado de ações e de câmbio por duas razões. Em primeiro lugar, com a perspectiva de que o Fed voltará a subir os juros, talvez, apenas em 2015 retira a pressão dos investidores sobre os títulos do Tesouro americano, que são atrelados à taxa de juros, e faz com que o mercado de ações se torne mais atrativo.

Desde que o Fed comunicou que poderia reduzir os estímulos, os juros futuros subiram na expectativa de que, junto com a redução, viesse também o aumento da taxa de juros. Os títulos do Tesouro americano são considerados os ativos mais seguros do mundo e a possibilidade de uma melhora em sua rentabilidade fez com que investidores retirassem seu capital de mercados mais arriscados, como o Brasil, para aplicar em papéis do Tesouro nos Estados Unidos.

Com isso, as moedas emergentes se desvalorizaram fortemente, já que esses mercados assistiram a uma saída maior de investidores estrangeiros. O real chegou a perder 20% de seu valor no ano, tendo recuperado metade disso nas últimas semanas, depois de um programa de intervenção no mercado de câmbio anunciado pelo Banco Central brasileiro.

Como a decisão do Fed não correspondeu às expectativas de fim dos estímulos e aumento dos juros, parte dos investidores tende a voltar, no curto prazo, para outros ativos, como ações e mercados emergentes — situação que reverte, de certa forma, a trajetória de desvalorização que moedas como o real e a rúpia indiana vem enfrentando nos últimos meses.


 

com a Veja