Criar um Site Grátis Fantástico
Derrocada da OGX faz bolsa mudar critério do Ibove

Derrocada da OGX faz bolsa mudar critério do Ibovespa após 45 anos.


atualizado | 12-09-2013 | 10:35:49 | JornaldoSurdo



Além da liquidez, nova metodologia levará em conta o valor de mercado das companhias abertas

Eike Batista cria PPI

Eike Batista: queda das ações da OGX faz bolsa rever a metodologia do índice (Reprodução)

A BM&FBovespa anunciou nesta quarta-feira a primeira mudança na metodologia do Ibovespa em 45 anos, num esforço para tornar o principal índice acionário brasileiro menos suscetível à oscilações bruscas e mais representativo do conjunto da economia do país.

As mudanças, que entram em vigor no começo de 2014, vieram a reboque de uma inédita torrente de críticas contra os critérios de inclusão de empresas no índice, após a derrocada de ações do grupo EBX de Eike Batista, especialmente da petroleira OGX, que caíram mais de 90% só este ano, e ainda assim aumentou seu peso na última revisão da carteira teórica, na virada do mês.

A alteração será feita em duas etapas: a primeira em janeiro, com uma combinação da metodologia vigente com a nova, que será adotada integralmente na segunda fase desse processo, em maio.

O novo critério considera além da liquidez, o valor de mercado das companhias de capital aberto. O cálculo do índice de negociabilidade considerará um terço da participação no número de negócios e dois terços do volume financeiro da bolsa.

O papel também não poderá ter valor inferior a 1 real cada, caso contrário será excluído, a não ser que a companhia realize um grupamento de ações. Neste caso, haverá um recálculo.

Com isso, o regulamento passa a evitar situações como a da ação da OGX que, embora tenha fechado esta quarta-feira valendo 38 centavos, ocupa o posto de quarta mais importante do índice criado em 1968, que tem a liquidez como um dos principais critérios de inclusão na carteira.


 

com Reuters