Demanda para abertura e final da Copa já supera a capacidade dos estádios.
atualizado | 21-08-2013 | 08:56:12 | JornaldoSurdo
A julgar pela procura no primeiro dia de venda de ingressos, será difícil conseguir um lugar para assistir à partida de abertura e à final da Copa do Mundo de 2014.
Sete horas após o início da venda dos ingressos no site da Fifa, a entidade já havia registrado mais de 1 milhão de pedidos de ingressos.
Esta primeira fase das vendas vai durar até o dia 10 de outubro. Então a entidade que organiza a Copa do Mundo vai processar todos os pedidos e fazer um sorteio.
De acordo com a Fifa, só a partida inaugural, em São Paulo, recebeu 168 mil pedidos de tíquetes. E a tendência é que esse número se multiplique até 10 de outubro.
A partida de abertura, que terá a seleção brasileira e um rival a ser definido, será realizada no Itaquerão, estádio com capacidade para 68 mil pessoas --o que dá a noção da dificuldade que será conseguir um assento neste jogo.
O mesmo ocorreu com a final. Só nas primeiras sete horas de venda, foram pedidos 165 mil ingressos para a decisão no Maracanã, onde cabem 78 mil torcedores.
Os ingressos só podem ser solicitados pelo site da Fifa (www.fifa.com/ingresso), que, de modo geral, não apresentou problemas.
Alguns usuários relataram falhas e lentidão, mas o consenso é que o sistema melhorou na comparação com a Copa das Confederações.
A administradora de empresas Gabriela Saviani encontrou dificuldades na hora de registrar o seu CEP.
"Dizia que estava errado, mas não estava. Tive que colocar o CEP três vezes", afirmou ela, que pediu ingressos para a abertura e para um jogo de semifinal.
Outro erro foi identificado ao se cadastrar a seguinte data de nascimento: 19 de outubro de 1986. Esse campo é de preenchimento obrigatório. A resposta? "Data de nascimento inválida."
Na visita às obras da Arena Amazônia, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, negou que o site da entidade tenha passado por problemas.
"O sistema permitiu o pedido de 1 milhão de ingressos, não houve incidente. O tempo de espera é de 13 minutos, o sistema está funcionando bem", afirmou. "Mesmo quem não conseguiu hoje [ontem], podem tentar mais tarde. Todo mundo tem chance de ter um ingresso."
Para evitar problemas que aconteceram com frequência na Copa das Confederações, a Fifa criou a possibilidade de entrega dos tíquetes em casa.
No entanto, essa opção não será possível para estudantes, maiores de 60 anos e beneficiários do programa Bolsa-Família porque precisarão comprovar por meio de documentos que têm direito a pagar meia entrada.
O preço da entrega em casa também só será informado após o sorteio. O torcedor que quiser desistir dessa opção após saber o preço do frete, poderá retirar os bilhetes nos pontos de distribuição.
com a Folha de S.Paulo