Dilma sanciona licença hereditária de taxistas.
atualizado | 09-10-2013 | 19:47:25 | JornaldoSurdo
MP foi sancionada em evento na sede do sindicato dos taxistas, em Brasília
Dilma Rousseff durante cerimônia na sede do sindicato dos taxistas, em Brasília (Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira de um ato – típico de campanha – para agradar os mais de 600.000 taxistas em todo o país. Ela sancionou a Medida Provisória que permite a transmissão, de pais para filhos, da concessão de táxis.
Para dar publicidade à medida, a presidente formalizou a sanção diante de uma plateia composta por centenas de taxistas, na sede do sindicato que representa a categoria, em Brasília. Foi uma raríssima ocasião em que Dilma, estando na capital federal, participou de um evento fora do Palácio do Planalto.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também estiveram presentes, além do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (PMDB).
O senador Gim Argello (PTB-DF), em pré-campanha à reeleição, mobilizou sua claque. Ele foi o nome mais aplaudido pelos motoristas presentes. Faixas no local exaltavam Dilma, Gim e Renan.
A medida que beneficia os taxistas havia sido vetada anteriormente pela própria Dilma. A MP que concedeu o benefício tinha originalmente outro assunto, mas acabou alterada pelo Congresso para incluir a nova regra.
"Essa lei dirime qualquer dúvida jurídica. Não é uma transferência de permissão. É um direito de sucessão", afirmou a presidente durante o ato. Ela também se enrolou ao enfatizar a importância dos taxistas: "Quantas crianças não nasceram num táxi por esse Brasil afora?", disse.
com a Veja