Criar uma Loja Virtual Grátis
O uso de aparelhos auditivos

Eu já abordei este assunto, mas alguns fatores me fazem retornar à esta questão:

Hoje pela manhã, veio uma senhora acompanhada de uma criança, uma menina, muito linda, por sinal (por desleixo esqueci de fotografá-las, pode isso?) Ainda mais um metido a repórter.

Mas vamos à situação: - Me colocora que a filha em questão é portadora de surdez e que a recomendaram a utilização de tais aparelhos. Ela foi procurar orientação médica e a aconselharam a fazer a operação coclear (colocação de fios no célebro do paciente) mas como era muito caro e optou por aparelhos externos mesmo. Mas, conversando com algumas pessoas que me conheciam a recomendaram que me viesse procurar. E ela estava ali, relatando a situação.

Entretanto em vários momentos me comuniquei com a criança por meio da linguagem gestual e ela conseguia até que comunicar e essa senhora, ficou espantada com a alegria da menina.

Expliquei que a linguagem gestual (LIBRAS) é um idioma do surdo brasileiro e hoje existem cursos superiores nesta área. Para meu espanto, ela nunca ouvira falar e nem mesmo procurou saber se havia alguma instituição que pudesse lhe orientar.

Fico pasmo com a falta de conhecimento da imensa maioria. Isso faz com que eu tenha que lutar para difundir cada vez mais a nossa luta, no intuito de inserir a comunidade surda no contexto social.

Mas voltando ao aparelho: O que eu digo, vejo e observo é que em virtude do desconhecimento de causa, o paciente (o surdo) sofre as conseqüências dessas mazelas. 

Pois muito bem vamos esclarecer uma coisa: - Você que já passou dos 15 anos e por acidentes diversos ficou parcialmente (eu disse parcialmente - faço questão de grifar) poderá até utilizar o aparelho. Entretetanto se sua surdeez for profunda é perda de tempo e dinheiro.

Uma outra questão: - Vocês pais, podem até obrigar a criança a utilizá-los, mas no momento em que forem crescendo, tenha a certeza que ela não  só jogará fora, como também irá quebrar. E vai fazer o que? Agredir, impedir que continue a conviver com os seus irmãos de defiência?

E por vocês pais, irmãos e parentes afins não aprendem o idioma para comunicar-se com o mesmo? O seu, sua filho(a) poderá lhe ajudar em um novo universo da cultura surda.

Uma perguntinha malévola: Em um lugar com barulho estridente; como você se comunica ou consegue entender o que estão falando?

Bom! nós certamente não temos esse problema. Sei, no que estás a pensar: - Também são surdos! Para teu conhecimento, a vibração sonora também incomoda. Mas com a linguagem das mãos, que precisa gritar?

Somos felizes por conquistamos o direito de podermos utilizar a LIBRAS, como linguagem oficial.

Se você necessitar de informações a respeito de instituições que possam lhe orientar, não se acanhe em nos procurar. Estaremos a sua disposição.