CSMSC

Quando retornou ao Estado de Santa Catarina, o Sr. Francisco resolveu concretizar um sonho que acalentava a muito tempo; Reunior todos os surdos que pudesse encontrar no estado de Santa Catarina. E assim fez, começou a sua peregrinação de casa em casa, buscando pessoas que portavam a mesma deficiência. Após anos de luta, com reuniões periódicas, entremeadas com atividade social e alfabetização em sua residência, na rua Alves de Brito, fundou o Círculo dos Surdos e Mudos de Santa Catarina - CSMSC.

A data de fundação foi no dia 18 de agosto de 1955, contando com aproximadamente 30 associados. A sede do Circulo era na casa do Sr. Francisco, onde realizava-se reuniões e atividades sociais e de alfabetização às quartas-feira e ao sábados. Também eram desenvolvidos oficinas de artes e de trabalhos artesanais.

Ao longo dos anos, começou-se a atividade esportiva com o futebol de campo para desenvolvimento e intercâmbio com surdos de outras regiões do estado e do país. Começou-se assim a integração entre os surdos de forma evolutiva.

A realização do primeiro torneio, deu-se em 1960, no aniversário de comemoração do 5º aniversário do CSMSC (dia 18 de agosto de 1960), uma grande festa desportiva, onde comparecerem surdos de Curitiba, estado do Paraná - Porto alegre, estado do Rio Grande do Sul - Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro e representantes da cidade de São Paulo, estado de São Paulo.

O torneio comemorativo do 5º aniversário teve como campeão a Associação dos Surdos de Curitiba e vice o CSMSC de Florianópolis. A entrega da premiação dos vencedores foi realizado no clube 12 de agosto.

Uma festa com muito glamour, onde aconteceu também, a escolha da Miss CMSC 1960 e após vários representantes fizeram o discurso relacionado ao evento e para encerrar, o presidente do CSMSC agradeceu a participação e os elogios de todos e abriu o espaço para o baile que avançou madrugada adentro.

Convém ressaltar, que apesar do grande números de pessoas, nunca foi necessário a presença de seguranças ou de policiamento ostensivo. E também, nunca ocorrerão qualquer incidente que pudesse manchar a comunidade surda. Isso até os dias atuais. É um exemplo a ser seguido.

Com o passar dos anos a evolução é natural, na medida em que passam a ter um número maior de pessoas e não poderia ser diferente conosco. 

A atividade desportiva, passou a contar com o voleibol feminino e o futebol de salão.

Nos anos de 1985, um grupo de surdos liderados pelo Senhor Niro de Souza iniciou um movimento que culminou com a fundação de uma nova associação: - ADAF, Associação dos Deficientes Auditivos de Florianópolis. Um ano depois por dissidência dentro da ADAF surge a SSSJ - Sociedade dos Surdos de São José, tendo à frente o Senhor Walter Souza Filho; Em Blumenau surge a ASBLU - Associação dos Surdos de Blumenau; Em Joinville nasce a ASJ - Associação dos Surdos de Joinville; em Itajaí a ASI - Associação dos Surdos de Itajaí; em Lages a ASL - Associação dos Surdos de Lages e Chapecó a ASC - Associação dos Surdos de Chapecó.

Embora seja importante essa evolução na comunidade, começam os atritos em função do calendário de eventos que por muitas vezes coincidiam as datas e assim temos a questão da rivalidade entre as associações quanto mérito.

A partir deste ano nasce a FDSSC - Federação Desportiva dos Surdos de Santa Catarina, órgão que nasceu para regulamentar todas as atividades seja esportiva ou social. Saindo, assim de cena, o CSMSC que passa a ser apenas uma comunidade que agrega os pioneiros. E hoje foi transformada em ASGF - Associação dos Surdos da Grande Florianópolis.

Leia a história da FDDSC