Criar um Site Grátis Fantástico
História

Vou retratar, de forma resumida, a evolução da comunidade surda.

Francisco Lima Junior - Chiquito - CSMSC - Presidente dos Surdos de SCO que vamos tratar aqui é a história do surgimento de uma comunidade surda no Estado de Santa Catarina, Brasil.

Tudo inicia-se, quando o Senhor Francisco Lima Junior, filho de uma família abastada de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O Senhor Franscisco, foi estudar no INES (Instituro Nacional de Escola de Surdos), localizado na cidade do Rio de Janeiro. Isso lá na década de 40. Após concluir com mérito o seu aprendizado, retorno ao Estado de Santa Catarina, no intuito de reunir surdos da cidade Florianópolis e regiões próximas, para dar aulas de alfebetização aos que ele encontrava. Iniciava-se aí o primeiro passo para inclusao de surdos alfabetizados no Estado de Santa Catarina.

Em outros momentos, a noite, em sua residência, arrumou um espaço para dar aulas aos surods adultos e daí começou a reunir os surdos e assim, em agosto de 1955, nascia uma associação: "Círculo dos Surdos e Mudos de Santa Catarina " - CSMSC. 

Este homem começou a peregrinação pelo Estado de Santa Catarina, reunindo os surdos e associando-os ao CSMSC.

As reuniões eram em sua casa, no período da noite. E numa dessas, foi aprovado o estatuto e a formação de uma diretoria, que tinha como meta: - Atrair novos surdos, solidificar a línguagem dos surdos (hoje conhecida como Libras)

Criou-se o primeiro time de futebol de campo, que faziam treinamentos, aos sábados, na Escola de Aprendizes de Marinheiros, no Estreito na capital Florianópolis. Os jogos ali realizados eram contra times de ouvintes, pois entendiam que a melhor forma de aprender a jogar seriam com pessoas que já tinha intimidade com a bola.

O primeiro jogo oficial foi contra uma equipe de surdos da cidade de Curitiba, estado do Paraná.

E daí para frente, os jogos tornaram-se frequentes, com equipes de outros estados e muníciois. 

Aconteceu o primeiro campeonato em Santa Catarina, com a participação de 06 equipes que disputaram os jogos no campo da Escola de Aprendizes de Marinheiro. Evento este que realizou-se o dia inteiro e após o encerramento dos jogos, aconteceu o encontro social, no clube 12 de agosto da capital de Santa Catarina. No evento, foram entregues trofeus e medalhas ao campeão, vice e 03 lugar, após o discurso dos presidentes das associações participantes e para culminar, o desfile para escolha da rainha e princesas do evento.

Esses eventos tornaram tradicionais até os dias atuais.

Nas páginas seguintes vou falar da evolução da formação da sociedade.

Leia também: CSMSC

                     FDSSC

                     O Pioneiro

Veja a galeria de fotos